terça-feira, 27 de março de 2007

Não quero Amigos da Escola

Comunidade dedicada a todos que acreditam que a garantia de escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos se faz com participação política e investimentos públicos, não com voluntariado/desresponsabilização do Estado.

"Não quero Amigos da Escola Quero profissionais da Educação!"

segunda-feira, 26 de março de 2007

Para saber ou para não esquecer (I)

Esses dias estão saindo notícias na mídia. Então, para os que já leram corro o risco de soar repetitiva. Mas o registro fica e daqui a algum tempo pode ser que leitores leiam uma "novidade" (que não souberam pela mídia na época) ou relembrem fatos esquecidos.

Escravidão - Trabalhos forçados
      • Passados 200 anos do fim do tráfico de escravos no Atlântico, milhões de adultos e crianças continuam sendo vendidos para trabalhar na prostituição, na agricultura ou na mineração, em condições degradantes, em troca de pouca ou nenhuma remuneração.
  • Organização Internacional do Trabalho estima que 12,3 milhões de pessoas são vítimas do trabalho forçado. Já a ONG norte-americano Free the Slaves estima que haja 27 milhões de pessoas nessa situação.
  • Especialistas da ONU e de outras entidades afirmam que o tráfico humano movimento 32 bilhões de dólares -- 10 bilhões com a venda de indivíduos, e o restante com os lucros de suas atividades. Fonte: Reuters
Escravidão Sexual
  • Mais de um milhão de mulheres trabalham como escravas sexuais para redes internacionais de tráfico de pessoas, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  • São vítimas de um negócio que fatura US$ 32 bilhões por ano no mundo. Na ponta do esquema, estão aliciadores, na maioria das vezes, da própria comunidade em que elas vivem. No Brasil, um 'olheiro' ganha cerca R$ 600 por "escrava", segundo os cálculos dos serviços de assistência a vítimas.
  • Em 2000, os países da ONU assinaram em Palermo, na Itália, um protocolo que em linhas gerais define o tráfico de pessoas como o "recrutamento" ou "transporte forçado" de pessoas, em que uma tem "autoridade sobre outra para fins de exploração". Fonte: BBC
Falta de água
  • Atualmente, 2,6 bilhões de pessoas - metade da população dos países em desenvolvimento - vivem em locais sem condições básicas de saneamento.
  • Os problemas relacionados à falta de acesso à água adequada matam mais de 1,6 milhões de pessoas todos os anos. Fonte: BBC

terça-feira, 20 de março de 2007

Outono

Hoje começa o outono no hemisfério sul do planeta. Quase esquecidas as mudanças de estação no mundo globalizado do aquecimento global.

Hoje começa o outono. A chuva pára, o tempo esfria, as folhas caem. Tudo começa pontualmente às 21h07 nesta terça-feira.

O efeito estufa tem enfraquecido o efeito do outono e do inverno no Brasil, onde essas estações também não eram tão rigorosas quanto em outros países, nem tão significativas em nosso imaginário pautado pelo verão.

Hoje no Google há 10.700 imagens do Outono, mas apenas 236 do Brasil. Um dia a foto ao lado, do outono em Curitiba, será um registro do passado.

Crédito da foto: Angel, em http://www.brazzilbrief.com/viewtopic.php?t=3845&start=20&sid=0bb4c71c8a39491cb5ef6253226ed171

quarta-feira, 14 de março de 2007

No Overmundo

Mesmo quem não habita o Overmundo pode passar de vez em quando lá.
Dê uma olhada:
http://www.overmundo.com.br/overblog/da-pizza-de-jambu-a-biopirataria

domingo, 11 de março de 2007

Início de novela global...

  • Os blocos são longos
  • Os créditos aparecem completos no final do capítulo
  • Não há nenhum merchandising (ao contrário do último capítulo que na última novela das 8 chegou a ter 40 anunciantes na exibição de 6a feira)
  • Toca apenas uma mesma música no fim de cada capítulo (talvez a trilha sonora não esteja pronta)

sexta-feira, 9 de março de 2007

Da pizza de jambu à biopirataria

Tudo começou quando li no Overmundo.com.br sobre um lugar conhecido nacionalmente em Belém, do Pará, por sua pizza de jambu. Fiquei surpresa e feliz. Agora entrei para o rol das pessoas que já ouviram falar de pizza de jambu.

Segundo Vladimir Cunha, que deu a dica no site, esse lugar, "Café Imaginário é também um dos pontos preferidos da turma que gosta de música instrumental e de espaços alternativos em Belém" e é frequentado por "artistas, músicos, jornalistas, artistas plásticos e demais integrantes da fauna boêmia local".

Pra quem não sabe, jambu é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará. Também é conhecida como agrião-do-pará. O jambu é muito utilizado na culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá (ai, que delícia!) e o pato no tucupi.
Que novidade para uma paulista! Adoro tacacá, mas nunca imaginei o jambu como ingrediente de uma pizza. Fiquei louca para experimentar. Morei quando criança em Belém, mas saí aos 4 anos e nunca mais voltei!

Daí, foi um passo para descobrir um pouco mais sobre meu querido jambu e compartilho aqui as informações do site Biopirataria.org:
  • A medicina tradicional recomenda suas folhas e flores na elaboração de infusões no tratamento de anemia, dispepsia, malária, afecções da boca (dor de dente) e da garganta e, contra escorbuto, e também como antibiótico e anestésico.
  • Existem Patentes sobre o princípio ativo da espécie em nome de companhias japonesas, para produção de cremes cosméticos - máscara facial. No Japão é usada ainda, para proporcionar hálito fresco, em produtos como goma de mascar e creme dental.
Segundo a organização, que considera "questionável a prática de patenteamento de plantas e cultivares tradicionalmente usadas pelas comunidades da Amazônia e o registro de seus nomes como marcas", há também registros por empresas dos EUA (em 1973), Inglaterra (1976) e União Euroéias (2001).

Apesar da história da biopirataria ter começado nos idos de 1500, com o pau-brasil, essa questão é muito atual e promete muito "pano para manga" no futuro. É uma questão de soberania nacional que merece ser discutida.

terça-feira, 6 de março de 2007

Como está Nova Orleans hoje

Esta imagem é do interior de uma casa em Nova Orleans destruída pelo furacão Katrina !!!

A imagem está no livro 'After the flood' (Depois da enchente), do fotógrafo canadense Robert Polidori.

Muitos desconhecem a atual situação da população atingida pelo Katrina. Pode ser que imaginem que o governo Bush, grande salvador do mundo, providenciou empregos e até reconstruiu a cidade. Triste ilusão!

17 meses depois, a maioria das casas são inabitáveis como mostra a foto acima e a maioria da população (negros, em sua maioria) está desempregada, foi expulsa da cidade ou migrou para outros lugares e até países, em busca de trabalho e educação, numa verdadeira "limpeza étnica".

Esta foto foi usada em campanhas anti-tabagismo pela agência Neogama, fazendo uma metáfora com o que pode acontecer no interior do corpo de quem fuma. Mas ela bem pode ser vista por quem quer imaginar como está o coração da população de Nova Orleans.

Os que resistem estão organizando um Tribunal Internacional Katrina, que deverá ocorrer em agosto. No Brasil está à venda um caderno informativo para ajudar a financiar a campanha (pedidos para tribunalkatrina_br@yhaoo.com.br).

segunda-feira, 5 de março de 2007

Fora Bush

Hoje na imprensa tentam relativizar a presença do Brasil no roteiro de viagens de Bush pelo continente americano. "É só uma visita de cortesia, porque ele e Lula têm uma reunião marcada mais adiante".
O mesmo Bush, que saiu fortalecido na reação inicial aos atentados de 11 de setembro, foi derrotado nas urnas e só reconduzido ao poder por conta de uma fraude.
Impopular em seu próprio país, está precisando alinhavar forças políticas no continente americano. Ontem mesmo a imprensa dava conta de mais uma crise interna, com a renúncia de um de seus colaboradores.
Impopular no resto do mundo, precisa levar seu próprio megaesquema de segurança, além do enorme aparato que o governo brasileiro prepara há mais de 1 mês para a "visita de cortesia".
A piada corrente é que como não conseguiu implementar a ALCA até o fim, agora tenta lucrar com o ÁLCOOL brasileiro. Este é apenas uma face da visita.
(A reflexão continua...)

domingo, 4 de março de 2007

Ótima charge


Charge do Blog do Mangabeira
http://www.blogdomangabeira.blogspot.com/

Outras charges - ver também: http://parapeitodepapel.blogspot.com/2006/11/trabalho-infantil-citao-i.html#links