segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Mudanças na Língua Portuguesa

Leio hoje que as mudanças na Língua Portuguesa começarão em 2008... é quase um lembrete, pois de fato essa mudança é prometida há tantos anos que eu até já havia esquecido.

O artigo bem útil está no iG Educação e conta que o acordo de unificação e padronização da ortografia dos países de língua portuguesa, que data de 1991, finalmente chega ao seu prazo de realização.

O que mudará, segundo o artigo de Moema Dias:

O alfabeto passa a ter 26 letras, contra 23 de hoje, pois haverá a inclusão do K, do W e do Y.

Acentos agudos deixarão de existir:

  • Para diferenciar. Assim, devemos grafar “para” do verbo parar da mesma maneira como grafamos a preposição “para”. Até hoje este verbo era grafado com acento (Pára). “Pêlo”, como os dos cachorros serão grafados da mesma maneira que “pelo”, a preposição;
  • Em ditongos abertos de palavras paroxítonas (“ei”, “oi”). Desta maneira idéia vira ideia, assembléia vira assembleia, heróica vira heroica e jibóia vira jiboia;
  • Palavras paroxítonas com “i” e “u” tônicos, como feiúra, que virará feiura.

O acento circunflexo também cairá em alguns casos:

  • Palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo, como vôo, enjôo, perdôo, abençôo;
  • E verbos em que este acento era utilizado para diferenciar os verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados.

O hífen deixará de existir quando:

  • A primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar com uma vogal diferente. Aero-espacial passará a ser grafado aeroespacial;
  • Quando a segunda palavra começar com “R” ou “S”. Contra-regra vira contrarregra e anti-semita vira antissemita.

Será mantido o hífen quando os prefixos terminarem em “R”, ou seja, “Super”, “Hiper” e “Inter”.

Trema

A famosa queda do trema enfim ocorrerá. Nada mais de lingüiça ou tranqüilidade. O correto passará a ser linguiça e tranquilidade.

O interessante é que já tem gente culpando o presidente Lula pela mudança. Talvez pela menção no texto que diz "O governo já prepara uma licitação para adquirir material didático com as novas regras para 2009."

Nem levaram em conta que se trata de uma discussão internacional concluída em 1991! Cada um com as culpas que lhes cabem...

sábado, 18 de agosto de 2007

Outra charge cansada


Outra charge sobre o "Cansei". O autor é ElPedron.

Como 2 cientistas que fazem a mesma descoberta ao mesmo tempo, em lugares diferentes.

Digo isso por causa da charge anterior, do chargista Bennet, que divulguei aqui.

Gostei de ambas. Apesar da idéia em comum, cada uma tem seu estilo próprio.

Censura Musical

Um site interessante. Chama-se Censura Musical e foi elaborado a partir de um projeto acadêmico de estudantes de jornalismo do Mackenzie.
No site você encontra documentos oficiais dos órgãos de censura, encontrados no Arquivo Nacional de Brasília, do Rio de Janeiro e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, em formato .pdf.
O site lista uma série de composições que foram alvo da censura na didatura militar por motivos variados: subversão, ataque à moral e bons costumes etc.
Alguns casos são conhecidos como "Pare de tomar a pílula", de Odair José, "Nada será como antes", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos ou "Papai me empresta o carro", de Rita Lee. Outras músicas não ficaram conhecidas do grande público até hoje.

Mini-posts

Li outro dia que há blogueiros usando um recurso que insere no seu blog mini-posts do tipo "Estou trabalhando muito" ou "Viajando, mas volto em breve", apenas para manter o blog atualizado. Idiota, não?
Bem, durante minha curta-longa ausência sabe que eu até pensei em escrever algo desse tipo?
Mas quem está trabalhando muito não consegue tempo nem para escrever isso no blog.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

5 tipos de internautas, onde você se encaixa?

Estudos de segmentação são interessantes, mas exigem uma metodologia de pesquisa consistente e não raro as tipologias decorrentes são muito criticadas.
Um estudo chamado New MediaScapes, feito por uma empresa de pesquisa de tendências inglesa chamada The Future Laboratory, identificou 5 perfis de usuários de internet.

É sempre bom frisar que qualquer tipologia é apenas uma categorização de características predominantes, caso tivéssemos que dividir um universo em segmentos. É sempre uma construção sociológica, que implica num determinado código de valores e num recorte da realidade feito a partir de um olhar.

Certamente, podemos ou não nos identificar com um dos tipos. O mais frequente é nos vermos com traços de um ou mais tipos.

Nã consegui saber, junto às fontes inglesas qual foi a metodologia adotada, quantos casos foram pesquisados, e outras informações mais técnicas aos quais nós sociólogos costumamos ficar atentos.

Em todo caso, curiosidades já aguçadas, veja abaixo os tipos encontrados pelo estudo, descritos por Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus. Ou veja as descrições originais em inglês.

  • Autênticos Digitais
  • Exploradores de Mídia
  • Residentes Aprofundados
  • Zapeadores de Canais
  • Promotores Sociais
Embora o estudo apóie-se nos hábitos dos ingleses, há muitos elementos em comum a serem considerados num estudo brasileiro.


quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Exposição Afro

Foto: Tetê Oliveira

Exposição Afro em Caxias, Duque de Caxias, RJ · 06/7 a 06/9

A exposição foi inaugurada no dia 6 de julho como parte da programação de posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias. Telas, pinturas e esculturas sobre o tema dão a tônica.

Leia mais: http://www.overmundo.com.br/agenda/exposicao-afro-em-caxias

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Charge

Charge de Bennet, publicada no Catatau