sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cronologia do nosso tempo (4)

Dia 30/01/09:
  • No ABC mais acordos com corte salarial. Total de 3,6 mil trabalhadores da MWM e da Sabó terão jornada menor. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) não participou da negociação por ser contrária a cortes de salários. A legislação só permite as alterações no contrato em casos específicos de empresas que comprovem problemas financeiros. Não podem ser generalizadas a todo um setor.
  • Empresas americanas, europeias e japonesas anunciaram mais de 25 mil demissões ao longo dos próximos meses. A crise também afeta o setor exportador da Índia, que só em dezembro demitiu 1 milhão de trabalhadores, segundo o governo daquele país.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cronologia do nosso tempo (3)

Dia 29/01/09
  • Demissão em massa nas metalúrgicas de Joinville: 113 funcionários da Tupy, 180 na metalúrgica Duque. É só o começo.
  • Dirigentes da Força Sindical e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) comemoram (!) o primeiro acordo do gênero a ser fechado no país durante a atual crise financeira global: "O acordo vale por 90 dias e prevê uma redução de salários de 15%. Em troca, os funcionários ganham a garantia de que seus empregos serão preservados pela diretoria da empresa por 135 dias - quatro meses e meio." É o começo do fim.
  • Por causa da crise financeira, a Vale já demitiu 1.300 pessoas e deu férias coletivas de um mês para 5.500 funcionários. Sete sindicatos já aceitaram licença com meio salário proposta pela Vale.
  • Trabalhadores do Polo Industrial de Camaçari protestaram contra demissões.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cronologia do nosso tempo (2)

Dia 28/01/09

  • Crise pode gerar 50 milhões de desempregados no mundo em 2009, aponta OIT. "As empresas pararam de contratar e estão demitindo trabalhadores em números significativos". "A crise pode ainda fazer com que 200 milhões de trabalhadores sejam levados para abaixo da linha da pobreza, principalmente nos países em desenvolvimento."
  • O Banco PanAmericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos, demitiu 370 funcionários e decidiu terceirizar outros 867 empregados.
  • "Aprovado em São Paulo o primeiro acordo para redução de jornada de trabalho e salário pelo sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi. Os trabalhadores aceitaram uma jornada com um dia a menos na semana e terem o salário reduzido em 15%. O acordo vale por 90 dias. Em troca, quando voltarem às atividades, os empregados terão estabilidade de três meses." E houve sindicalista que comemorou o sacrifício dos trabalhadores como um avanço.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cronologia do nosso tempo

Dia 26/01/09
  • Uma segunda-feira de demissões: dia teve 76 mil cortes ao redor do mundo; indústria paulista dispensou 130 mil em dezembro (O Globo)
  • Multinacionais anunciam corte de mais de 70 mil em um só dia (Folha de S. Paulo)
  • Fábricas paulistas perderam sete mil vagas em 2008. Em dezembro 130 mil vagas foram fechadas, maior nível em 14 anos. (Jornal Nacional)
  • Caterpillar já demitiu 380 pessoas no país, negocia redução de jornada e já concedeu férias coletivas.
  • A Volkswagen Caminhões vai conceder novas férias coletivas a 3,5 mil funcionários.
O mundo se assustou com a rapidez das demissões em massa.

Dia 27/01/09
  • BSH Continental demite 200 em Hortolândia (SP)
  • Mais de 10 mil trabalhadores fazem ato contra demissões e redução de salários em Sorocaba. A indústria de eletroeletrônicos Flextronics, somente em dezembro de 2008 demitiu 2,4 mil trabalhadores.
  • No Grande ABC, a indústria demitiu em dezembro 5.349 trabalhadores apenas nos municípios de São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema, incluindo os registrados em carteira, temporários e estagiários.
  • Santander e Real vão integrar agências em março. Futuro = demissões.
  • Clientes do Itaú e Unibanco podem sacar em qualquer agência. Futuro = demissões.

Desemprego atingirá 2,4 milhões na América Latina

A previsão é da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre outras conclusões o relatório
Panorama Laboral aponta que:

- As mulheres continuam sendo mais afetadas pelo desemprego que os homens. A taxa de desemprego feminina foi, em média, 1,6 vezes maior do que a masculina.

- Com informação de nove países para 2008, a taxa de desemprego juvenil foi 2,2 vezes maior do que a taxa de desocupação total.

Ou seja, as mulheres e jovens continuam sendo os mais afetados.

O pequeno avanço obtido pelo Brasil na diminuição da taxa de desemprego foi superado pela crise internacional. Ainda que as taxas nacionais não estejam ruins, só em dezembro foram fechados mais de 650 mil postos de trabalho formais!

O Brasil, ocupando a posição que ocupa na economia latino-americana provavelmente contribuirá muito para a concretização das previsões da OIT. E mais do que o desemprego, infelizmente deverão aumentar, do meu ponto de vista, a exploração do trabalho infantil, o trabalho escravo e a desregulamentação. Hoje um comentarista econômico disse: "O Brasil não vai quebrar". Não, mas esperamos que não seja às custas da redução do trabalho decente.

Cartaz contra o trabalho escravo no mundo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O custo da Reforma Ortográfica

Apesar da reforma ter sido aprovada internacionalmente em 1991 e sancionada em 2008, só agora os brasileiros começarão a sentir o preço do novo aprendizado na mente e no bolso.

Além de ter que se costumar a escrever 0,5% das palavras de forma diferente, as placas e fachadas terão que ser atualizadas. O prazo é 2012, mas alguns já estão gastando dinheiro agora para a atualização.

O vídeo mostra exemplos práticos das alterações necessárias no comércio e órgãos públicos.

Pelo menos agora não vou mais esquecer que Assembleia e Estreia não têm mais acento, que Ultrassonografia, Seminovos e Autopeças agora se escreve sem hífen.

As próximas providências serão: ter em mãos as novas regras e atualizar o corretor ortográfico. Pelo menos o BrOffice já disponibilizou isso, o que a Microsoft ainda não fez.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Anúncio de oportunidade



Um bom exemplo de anúncio de oportunidade é o da Leroy Merlin, que pegou carona na posse do presidente dos EUA, Barack Obama.
Realizado pela MPM Propaganda e veiculado nos jornais O Estado de S.Paulo, O Globo e Destak.
Como esse tipo de anúncio passa rápido como um cometa, eis o registro aqui.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Palestina livre

Esta passagem de ano, ao invés de representar a confraternização dos povos, em busca da paz, será lembrada pelos mais de 400 mortos e 1.700 feridos, 300 deles em estado muito grave na Faixa de Gaza.
Enquanto nós estamos na praia, seja a elite mais confortavelmente instalada em hotéis e pousadas, seja a massa dedicada a um dia de farofa na praia ou churrasco na laje no Brasil, milhões de palestinos estão acuados - não somente os da Faixa de Gaza.



Por um estado único no território palestino, laico e democrático!

(dia 02/01/09)

Hoje, dia 08/01, os mortos chegam a 770 e são mais de 3.100 feridos.
Junto-me ao chamamento:

¡Derecho de todos los refugiados palestinos al retorno!
¡Asamblea Constituyente soberana!
¡Un solo Estado, una sola Palestina
libre, laica y democrática,
que reúna con igualdad de derechos
a los componentes árabe y judío!
¡Parad de inmediato las masacres en Gaza!
¡Detened los bombardeos!
¡No a la intervención terrestre!
¡Levantamiento inmediato del bloqueo!
¡Abajo la ocupación militar!




Ler mais.

Charge da Terrinha

Charge publicada no blog português http://opresidentedaterrinha.blogspot.com/