domingo, 7 de janeiro de 2007

Enquanto isso na Argentina

Cada vez mais tenho consciência do quanto acontece no mundo e que nós não tomamos conhecimento. O mundo globalizado só garante que a filtragem de informações é mais eficaz.
Passando o fim de ano em Buenos Aires, acompanhei pela TV e jornais locais o que só o Clarim online nos daria conta, se estivéssemos atentos: nos processos em curso em decorrência da ditadura militar, testemunhas contra os torturadores da década de 70 são sequestrados.
Um deles continua sumido. Durante os poucos dias na Argentina vimos um ex-militante da década de 70, Luiz Gerez, ser sequestrado e libertado 40 minutos após um pronunciamento de Kirchner. Gerez havia testemunhado contra seu ex-torturador, que foi impedido de tomar posse num cargo legislativo.
O fato de repercussão nacional e até internacional fez com que Kirchner, reeleito presidente, fizesse seu segundo pronunciamento pela televisão. A população temendo o fortalecimento da direita, o governo tentando demarcar sua força, a maioria dos turistas alheios aos inesperados fatos.

Nenhum comentário: