segunda-feira, 6 de agosto de 2007

5 tipos de internautas, onde você se encaixa?

Estudos de segmentação são interessantes, mas exigem uma metodologia de pesquisa consistente e não raro as tipologias decorrentes são muito criticadas.
Um estudo chamado New MediaScapes, feito por uma empresa de pesquisa de tendências inglesa chamada The Future Laboratory, identificou 5 perfis de usuários de internet.

É sempre bom frisar que qualquer tipologia é apenas uma categorização de características predominantes, caso tivéssemos que dividir um universo em segmentos. É sempre uma construção sociológica, que implica num determinado código de valores e num recorte da realidade feito a partir de um olhar.

Certamente, podemos ou não nos identificar com um dos tipos. O mais frequente é nos vermos com traços de um ou mais tipos.

Nã consegui saber, junto às fontes inglesas qual foi a metodologia adotada, quantos casos foram pesquisados, e outras informações mais técnicas aos quais nós sociólogos costumamos ficar atentos.

Em todo caso, curiosidades já aguçadas, veja abaixo os tipos encontrados pelo estudo, descritos por Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus. Ou veja as descrições originais em inglês.

  • Autênticos Digitais
  • Exploradores de Mídia
  • Residentes Aprofundados
  • Zapeadores de Canais
  • Promotores Sociais
Embora o estudo apóie-se nos hábitos dos ingleses, há muitos elementos em comum a serem considerados num estudo brasileiro.


Nenhum comentário: