sexta-feira, 24 de novembro de 2006

O sucesso do You Tube

Não é à toa o sucesso do YouTube no Brasil. Encontrou-se aqui um ambiente receptivo que já acolheu a bolha da Internet, já absorveu os provedores gratuitos e pagos, já incorporou o Orkut ao lado do e-mail e dos comunicadores instantâneos.

A massificação do acesso à criação de vídeos através de câmeras digitais, celulares, palm tops deve contribuir com isso. Antes apenas uns poucos tinham filmadoras, com fitas 8 mm. Antes ainda só os cineastas podiam andar com uma idéia na cabeça e uma filmadora no ombro.

Agora é divertido filmar cenas cotidianas, flagrantes. É curioso ver imagens dos outros. Então vamos ver o vídeo que estão nos dando para ver de graça no YouTube.

Tem coisas novas como os escândalos com as celebridades no fim de semana.

Tem coisas velhas como cenas p&b do programa de Silvio Santos provavelmente na década de 80 mostrando uma criança da platéia contando uma piada suja e o deixando-o sem graça. Virou hit de acessos.

Mas tem muito mais, dependendo do interesse de cada um.

Curiosidades como os “diários faciais”, feitos com a sobreposição de fotos usando a técnica “time lapse”, que mostram a transformação de pessoas durante anos.

E o que é mais interessante: também é possível ter acesso a informações e imagens totalmente fora da mídia comercial, como o que está acontecendo no México, com a revolta popular na cidade de Oaxaca e a instalação do governo paralelo de López Obrador, o presidente legítimo versus o presidente legal Cardenas.

Nenhum comentário: