sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Wal-Mart e os blogs fraudados

Esse Wal-Mart...

Saiu no New York Times que o Wal-Mart usa blogueiros para polir sua imagem pública. Aí está a força da Internet tentando mudar a péssima imagem que essa rede tem nos EUA por explorar das piores maneiras seus trabalhadores,além de esmagar os pequenos mercados locais em cada cidade onde se instala.
A notícia diz que: "Brian Pickrell, um blogger, postou recentemente uma nota em seu web site atacando a legislação do Estado que forçaria as lojas Wal-Mart a gastar mais dinheiro com o seguro saúde do empregado.
Atacado como nunca, o Wal-Mart está cada vez mais passando por cima da mídia e trabalhando diretamente com os blogueiros, dando a eles exclusivas tiras de notícias, sugerindo tópicos para postagens e até convidando-os para que visitem seus centros de operações."
E depois eles dizem que não pagam os blogueiros, mas um deles é "espontaneamente" funcionário de uma assessoria ligada ao Wal-Mart.

Eu acho que eles devem ter "caçadores de blogs" (isso já existe, sim!) que falam sobre o Wal-Mart. Então, pode ser que eles me achem, uma anônima consumidora brasileira.

(No blog http://brincando-no-parquinho.blogspot.com/) 08 Março, 2006

E saiu no Blue Bus dia 23/10/06, citando notícia da CNN a descoberta de uma fraude:

"Empresa de RP admite que criou blogs a favor do cliente A Edelman, de relaçoes publicas, foi obrigada a admitir que está por trás de 2 blogs que pareciam ser iniciativas espontâneas de defensores de seu cliente Wal Mart. Os blog 'Working Families for Wal Mart' e 'Paid Critics' sao, na verdade, escritos por funcionários da empresa de RP. Há alguns dias, a Edelman tinha começado a ser desmascarada quando a revista BusinessWeek revelou que um 3o blog, 'Wal-Marting Across America', era uma fraude. Parecia ser escrito por um casal viajando pelos EUA num trailer e dormindo em estacionamentos da Wal Mart - mas era mantido por uma redatora freelancer e um fotógrafo. Noticia da CNN"

Nenhum comentário: