Eu o recupero aqui, pois acrescentam-se novidades importantes.
O post original:
Esta imagem é do interior de uma casa em Nova Orleans destruída pelo furacão Katrina !!!
A imagem está no livro 'After the flood' (Depois da enchente), do fotógrafo canadense Robert Polidori.
Muitos desconhecem a atual situação da população atingida pelo Katrina. Pode ser que imaginem que o governo Bush, grande salvador do mundo, providenciou empregos e até reconstruiu a cidade. Triste ilusão!
17 meses depois, a maioria das casas são inabitáveis como mostra a foto acima e a maioria da população (negros, em sua maioria) está desempregada, foi expulsa da cidade ou migrou para outros lugares e até países, em busca de trabalho e educação, numa verdadeira "limpeza étnica".
Esta foto foi usada em campanhas anti-tabagismo pela agência Neogama, fazendo uma metáfora com o que pode acontecer no interior do corpo de quem fuma. Mas ela bem pode ser vista por quem quer imaginar como está o coração da população de Nova Orleans.
Os que resistem estão organizando um Tribunal Internacional Katrina, que deverá ocorrer em agosto. No Brasil está à venda um caderno informativo para ajudar a financiar a campanha (pedidos para tribunalkatrina_br@yahoo.com.br).
- Os outdoors anti-fumo do Brasil levaram o Leão de Ouro em Cannes ontem, dia 19/06/07. A campanha anti-tabagismo criada pela agência Neogama/BBH de São Paulo, foi vencedora do Leão de Ouro em Cannes na categoria outdoor. As peças foram criadas para a ADESF (Associação de Defesa da Saúde do Fumante). Ver as outras fotos aqui.
- A Coalizão do Fundo Popular de Ajuda às Vítimas do Furacão (PHRF-OC) e a Coalizão de Militantes Negros Sobre o Katrina, juntamente com o Acordo Internacional dos Trabalhadores, o Tribunal Internacional África e outras organizações internacionais lançaram uma campanha com a finalidade de convocar um Tribunal Internacional – Furacão Katrina, destinado a julgar as violações dos direitos humanos, cometidas pelo governo dos EUA.
- No Brasil, Edenice Santana, militante do movimento negro da Bahia e dirigente da CUT,
compôs a Comissão Internacional de Inquérito que esteve na Luisiana e decidiu pela convocação do Tribunal. O Tribunal Internacional terá lugar em Nova Orleans, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2007, segundo ano da tragédia. - Mais informações: www.peopleshurricane.org
- Em São Paulo, SOS Racismo 0800 773 3886
Nenhum comentário:
Postar um comentário